Compreender o mecanismo de gatilhos mentais e aplicar essa estratégia ao seu método de vendas terá um grande impacto para que você possa acessar alguns atalhos no cérebro dos seus clientes e disparar tomadas de decisões.

Como as pessoas tomam decisões
Antes que percebamos, tomamos cerca de 35.000 decisões por dia.
Desde decidir que roupa vestir, o caminho para chegar ao trabalho e todas as tarefas que realizamos diariamente. Mas isso tudo, já fazemos no piloto automático.

Nosso cérebro cria alguns “atalhos” e regras simples para “cortar caminho” e economizar o nosso tempo e energia.

Para estimular seus clientes em potencial e obter o tão desejado “sim”, você precisa pegar um desses “atalhos” e acessar o sistema de raciocínio para acionar respostas automáticas e intuitivas.

Este é o papel dos gatilhos mentais.

O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são mensagens isoladas que desencadeiam respostas automáticas.
Nosso cérebro é “programado” para responder positivamente a certos estímulos.

A ideia não é persuadir e motivar seus clientes a comprar coisas das quais eles não precisam, especialmente porque não será benéfico para nenhum dos lados.

A seguir, vamos falar sobre 6 gatilhos mentais e como eles podem ser aplicados nas suas abordagens de vendas.

  1. Reciprocidade: Gere valor e seus clientes retribuirão

Quando recebemos algo de valor, seja material ou emocional, nos sentimos na obrigação de retribuir. Gerando valor para seus clientes, você irá conquistar a atenção e confiança deles. Se você fornecer algo valioso, a recompensa virá.

Dica: Produza materiais valiosos, que ajudem o seu público a resolver problemas, ou até mesmo problemas que ele nem sequer imagina ter.

  1. Compromisso e coerência:

Quando você assume um compromisso, por menor que seja, mesmo que não queira, você tende a seguir este caminho até o fim. Com isso em mente, no campo de marketing, uma boa ideia é fazer um pedido pequeno antes de fazer um pedido grande. Se você receber um “sim”, os clientes tendem a permanecer consistentes e aceitar pedidos mais complexos.

Dica: Agende uma reunião para demonstrar a apresentação e faça perguntas que você acha que a resposta é afirmativa, pois, uma reunião não faz mal a ninguém, certo? Dessa forma, você já terá pelo menos um sim, agora, é hora de ir atrás dos próximos para fechar a sua venda.

  1. Prova social
    Uma maneira de tomar decisões é observar o que os outros estão dizendo ou fazendo.

O gatilho mental da aprovação social é mais influente em situações de incerteza e semelhança: quando temos dúvidas, observamos mais de perto as ações de outras pessoas que são mais parecidas conosco.

Existem muitas maneiras de explorar os gatilhos mentais para vendas, uma delas é o depoimentos de seus clientes e também seus cases de sucesso.

  1. Afeição
    Quanto mais próximo o seu cliente se sentir de você, maiores as chances de ouvir o que você tem a dizer e aceitar as suas propostas.

Construa relacionamentos: Não entre em contato apenas quando for do seu interesse! Assuma uma postura cooperativa com seus clientes em potencial. Utilize a interação em redes sociais ou e-mails para manter contato frequente.

Conte sua história: Mostre aos seus clientes quem você é e os problemas que já enfrentou, sempre buscando uma conexão com as dificuldades deles, usando a narrativa a seu favor.

  1. Autoridade
    Se você deseja ter sucesso na venda do seu Infoproduto, é essencial que construa autoridade no mercado e se mostre especialista na sua área de atuação.

Uma das melhores maneiras de obter autoridade no mercado é produzir conteúdo relevante que contenha informações valiosas. Procure dominar seu campo, compartilhe seu conhecimento e mostre-se um especialista.

  1. Escassez
    É extremamente difícil resistir a chamadas como “Promoção só hoje!”, “Vagas limitadas!” e “Apenas para os 10 primeiros!”.

Ele geralmente está associado ao gatilho da urgência.

Como produtos escassos, a exclusividade também é mais convincente.

Ofereça conteúdos exclusivos apenas para quem assina a sua newsletter, por exemplo. Ou forneça informações privilegiadas ao seu cliente durante a abordagem.
Você também pode oferecer algo único para uma única condição: “Fechando hoje, você ganha mais um mês de acesso grátis”.

Tempo limitado: a escassez de tempo estimula o senso de urgência e ajuda a acelerar o processo.

Usando os gatilhos mentais de forma correta e ética, você é capaz de engajar as pessoas, motivando-as a agir.