Na criação de um infoproduto existem diversos fatores a se considerar, como por exemplo, o nicho, a personalidade do público, o formato do conteúdo, a forma de comunicação, dentre vários outros fatores, porém, quando o infoproduto é especificamente em formato de vídeo (vídeo aulas, masterclass, conteúdo exclusivo, etc) o maior diferencial que você pode ter é a sua produção.

A produção audiovisual sem dúvidas causa impacto no público que assiste, podemos notar isso, quando assistimos algum conteúdo produção baixa e vemos como pequenos detalhes nos distraem, ao passo que, quando assistimos alguma superprodução Hollywoodiana, ficamos completamente imergidos em cenários completamente fantasiosos. Pensando nessa importância, o TripéLab resolveu passar algumas dicas de como otimizar sua produção e causar um ótimo impacto no seu público.

1- Áudio e visual.

A iluminação em uma gravação é de extrema importância! Fotografia significa literalmente “desenhar com luz”, ou seja, um ambiente bem iluminado é o principal pilar para uma boa imagem e, para isso, temos alguns equipamentos que fornecem luz durante a gravação de forma única para captação da imagem, mas, caso você não queira investir, procure gravar de frente para uma janela, ou se for na rua, grave de frente para o sol. O importante é ter sempre em mente que a fonte de luz deve estar iluminando seu rosto de forma completa.

Outro cuidado a se ter é com reflexos de luz. Equipamentos como ring-lights produzem uma luz equilibrada ideal para fotos e vídeos, mas luzes naturais podem estar muito fortes ou numa angulação ruim, o que acaba distorcendo sua imagem. Uma solução simples para isso é usar uma superfície branca (como folhas a4, tampas de isopor, cartolinas, etc.) para rebater a luz, posicionando de forma que a luz bata no objetivo e seja redirecionada de forma menos agressiva na sua direção.

O som também é um fator essencial nas gravações, pois o excesso de ruídos pode atrapalhar, e muito, o entendimento de quem está assistindo, fora que é extremamente desagradavél barulhos durante uma explicação. Para isso existem microfones que ajudam a diminuir quaisquer ruídos. É ideal que a captação seja feita em local isolado e silencioso, porém este é um fator difícil dependendo de onde você mora, pois a poluição sonora é presente no nosso dia a dia.

Quer saber qual microfone é o ideal para você? Acesse nosso Post

2 – Apresentação (Vestimenta)

Há pessoas que não ligam para forma que outras se vestem, até porque cada uma tem seu gosto e sua individualidade, porém quando se trata de um assunto importante, vale a pena fazer uma boa apresentação para que de início já chame a atenção e passe confiança sobre o tema que você vai apresentar. Um ótimo exemplo disso é relacionar a vestimenta ao nicho: se seu conteúdo for direcionado para estudantes da área da saúde é interessante que você esteja com um jaleco (avental), se for na área do direito você pode usar um blazer, camisa social com ou sem gravata, isso passa mais credibilidade para quem tem interesse no assunto em questão.

3 – Ambiente e objetos.

O ambiente também deve estar de acordo com o tema abordado, isso está bem claro para os mais experientes em criação de infoproduto. Basta você entrar no Youtube e procurar por um canal já bem popularizado, (vamos pensar, por exemplo, num canal que aborda assuntos de game, animes, heróis dentre outros relacionados ao universo Geek). É bem possível se deparar com uma decoração cheia de posters de desenhos e principalmente aqueles que fizeram história, como Pokémon, e também miniaturas concretas de heróis. O objetivo principal com isso é mostrar ao interlocutor que se trata de um ambiente que ele conhece e 100% relacionado ao tema que se ele interessa e, além disso, o uso de peças que remetam a algo muito bem sucedido (como as decorações de Pokémon no nosso exemplo) reforça a ideia de pertencimento àquele grupo.

Com essa explicação podemos relacionar a área da saúde, como já havíamos dado como exemplo, para isso basta colocar um esqueleto humano de fundo, se você é um infoprodutor da área de enfermagem, pode também colocar um livro que seja bem popularizado entre enfermeiros, pois isso passa a ideia de que você domina todos aqueles assuntos, portanto, é um fonte de bastante credibilidade e com expertise.

Você entende agora por que a produção deve ser um grande fator para o sucesso do seu infoproduto? O Tripé passa tudo de necessário para seu infoproduto estourar na área desejada. Esteja sempre por dentro de nossos conteúdos.